Para nortear os encontros com o grupo de estudantes surdos, foi desenvolvida uma sequência didática cuja proposta centrou-se em promover o ensino de língua portuguesa partindo da Língua de Sinais Brasileira como língua de instrução. Objetivou-se desenvolver a habilidade de leitura e de interpretação de texto literário em português e em Libras, por meio da literatura visual, de forma a propiciar a construção da reflexão crítica e a produção de narrativas próprias.
A sequência didática está organizada em 5 encontros de 90 minutos cada, perpassando por conteúdos da grande área de Linguística, Letras e Artes. São utilizadas, como recursos metodológicos, as narrativas surdas publicadas e disponibilizadas em português e/ou em língua de sinais. São exploradas questões como Cultura e Identidades Surdas a partir da Literatura Visual/Surda, que é produzida em sinais tendo como centralidade a experiência do ser surdo.
Lembramos que se pode adaptar a sequência didática de acordo com o contexto em que vai usá-la, considerando inclusive, a realidade dos participantes.
Português para Surdos é orgulhosamente mantido com WordPress